sábado, 6 de agosto de 2016

A Obra de Desintegração de Satanás



Necessitamos saber que para propagar Seu Evangelho, fazer Sua obra e cumprir Sua vontade na terra, o Senhor precisa utilizar Seu Corpo. Nem a Sua vontade nem o Seu caminho podem ser realizados por uma só pessoa, visto que o Senhor não opera por meio de um homem, mas por meio da Igreja. O vaso que Deus utiliza é a Igreja, não um indivíduo. A vida e o poder de Cristo encontram sua manifestação mais rica por intermédio do Corpo de Cristo.

Por essa razão, Satanás esforça-se por conseguir a “desintegração” do Corpo de Cristo. Este é o assunto que mais lhe interessa. Se nos dermos conta disso, reconheceremos quão séria é esta obra satânica da “desintegração”; surgem a suspeita e o receio entre os irmãos e irmãs, criam-se facilmente mal-entendidos. Isso é Satanás realizando sua obra desintegradora. Um culpa a um irmão, e este último murmura contra uma irmã. Entretanto, se o caso é investigado, não há nada que possa ser considerado sério. Isso também é Satanás realizando sua obra de esmigalhar o Corpo.

Satanás induz os filhos de Deus a que se dividam; impulsiona-os a se desintegrarem como Corpo. A obra de Deus é fazer de nós um Corpo, porém a obra de Satanás é a de despedaçar-nos. Satanás utiliza nossa carne corrupta, nosso ser obstinado e o mundo que cobiçamos para realizar sua obra de destruição. Assim que, de fato, o problema não está em que nossa carne não tenha sido tratada, nem em não havermos nos prostrado, nem, tampouco, em que vivamos conforme o mundo, mas baseia-se no fato de que Satanás utiliza essas nossas debilidades como instrumentos para a sua obra de esmigalhamento e de divisão. Se deixarmos que estes elementos permaneçam em nossa vida, damos lugar para que Satanás obtenha sua obra de desintegração.

Que ideia possuímos, de fato, da unidade? De maneira simples, unidade é Deus mesmo. Por que é assim? Porque quando separamos as coisas que ficam fora de Deus e começamos a viver Nele, então, Deus, que está em nós, se torna a unidade. A unidade realiza-se quando Deus adquire Seu lugar absoluto em nós, quando somente Ele é tudo, quando Ele enche tudo. Quando os filhos de Deus estão cheios de Deus, harmonizam-se, então, uns com os outros.

De fato, Satanás, em seus intentos de desintegrar-nos como Corpo, não necessita incitar a rebelião por meio das opiniões e dissensões que possuímos; basta-lhe conseguir implantar alguma impureza em nós outra coisa que ocupe o lugar de Deus. Vamos ilustrar isso. Você alguma vez viu como se mistura o cimento? Se existe argila na areia, o cimento não se consolidará totalmente. Do mesmo modo, para que Satanás destrua nossa unidade no Corpo, ele necessita apenas derramar um pouco de lodo – isto é, algo que é incompatível com a vida de Deus em nós –, e nós, como Corpo, desintegrar-nos-emos. As opiniões e as dissensões nem são necessárias, basta o derramamento de um pouco de lodo entre nós. Continuamos tomando o pão e bebendo o sangue, porém, ainda assim, podemos estar divididos.

O Corpo de Cristo não é basicamente uma doutrina, tampouco uma espécie de disposição, mas é basicamente a vida. O que é a Igreja? A Igreja não é somente uma doutrina conforme as Escrituras; ela tampouco é somente um método conforme as Escrituras, mas é basicamente uma vida, a saber, a manifestação da vida de Cristo.

A unidade não se baseia em nada mais que a vida. Satanás só necessita misturar algumas impurezas em nós e nos outros secretamente, de modo que, ainda que entre nós não exista a mínima discordância de opiniões nem a menor indicação de dissensão, entretanto, sem saber, o Corpo está no processo de desintegração.

Que o Senhor tenha misericórdia de nós e filtre de nós toda impureza! “Ó Senhor, pela cruz e pelo Espírito, filtra-nos e purifica-nos!”

Quão evidente é que todos nós necessitamos investigar o lugar que nossas próprias inclinações e desejos têm. Que lugar nosso próprio objetivo tem em nós? Que lugar, em nós, ocupa nossa própria obra? Ou será que deixamos que a vida de Cristo ocupe o lugar absoluto dentro de nós? Oh, quanto necessitamos voltar a Deus! Não necessitamos de um avivamento exterior. Só necessitamos de uma coisa, isto é, voltar-nos interiormente a Deus e deixar que Ele nos limpe e purifique com a cruz e o Espírito Santo. Ao sermos infiltrados pela cruz e pelo Espírito Santo, oramos e esperamos ser limpos de todas as impurezas que Satanás tem misturado em nós. Que o Senhor tenha misericórdia de nós para que não confiemos em nós mesmos, porque até mesmo o sentimento de ter razão pode ser utilizado por Satanás para realizar sua obra de desintegração!

Necessitamos aprender a ir a Deus a fim de obter iluminação, necessitamos aprender a ir aos irmãos e irmãs para correção. Precisamos estar dispostos a pagar o preço e aceitar o tratamento da cruz a fim de podermos manifestar verdadeiramente nossas funções como membros da Igreja.

Não dizemos continuamente que amamos ao Senhor? Não dizemos que nos entregamos a Ele? Então, não temos de nos conservar, tampouco temos de temer pagar o preço, mas temos de permitir ao Senhor que nos limpe de todas as impurezas, que são incompatíveis, para que a vida de Cristo seja expressa por meio de nós. Manifestemos, em nossa vida, nossas funções variadas como membros do Corpo e, também, vivamos o testemunho do Corpo de Cristo.


(Texto de Watchman Nee)

Nenhum comentário:

Postar um comentário