sábado, 6 de agosto de 2016

Maridos amai vossas esposas como Cristo amou a igreja


"Desfrute a vida com a mulher que você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os dias sem sentido, pois esta é a tua recompensa na vida pelo teu árduo trabalho debaixo do sol." Eclesiastes 9: 9.

Este texto me lembra uma história muito rica, contada no livro do Gênesis; no capítulo 29; na qual gostaria de meditar e compartilhar algumas lições que Deus nos traz acerca do casamento.
Trata-se da história de Jacó, e seu casamento com a bela Raquel.
Jacó havia saído de sua terra, em busca dos parentes de sua mãe, para encontrar uma noiva para si.
Chegando a Harã, terra de seus parentes, viu pela primeira vez aquela que seria a mulher de sua vida.
Como era linda aquela moça! seus olhos jamais tinham visto tanta formosura em uma mulher.
E o melhor de tudo foi saber que aquela moça era filha de seu tio. Deus havia guiado seus passos até a casa de sua parentela, coroando de êxito a sua jornada.
De imediato, passou a , trabalhar para seu tio. Todos os dias cuidava dos seus rebanhos, sonhando com a sua amada Raquel, em como faria para conquista-la e como conseguiria a aprovação de seu pai, pois a moça era muito bela, e seu dote deveria ser muito caro. Eis um problema.
Mas um dia a oportunidade surgiu em sua frente. Seu tio lhe disse: " Não é certo você trabalhar de graça pra mim, só porque é meu parente. Quanto você quer ganhar?" Jacó não perdeu a chance e logo lhe respondeu: " Trabalharei sete anos pra o senhor, afim de poder casar com Raquel".
 Quanta paixão nestas palavras!
Sete longos anos de trabalho árduo debaixo do sol causticante do oriente. Noites gélidas e solitárias, zelando pelas ovelhas do seu tio, pensando em sua amada.Os riscos eram enormes.Quando não eram os lobos, eram os saqueadores do deserto.Nada era capaz de desanimar Jacó.
A Bíblia diz que os sete anos pareceram poucos dias, por tanto que Jacó amava Raquel.
Enfim chegou o grande dia! Agora era a hora de receber sua tão sonhada recompensa.
Celebrem-se as bodas! Grande festa, muitos convidados, musica, danças e o melhor vinho para brindar o amor, a beleza e a poesia.
Ao fim da noite, Jacó, enebriado de paixão e vinho, conduz aquela que julga ser a  sua amada, ainda encoberta pelo misterioso véu nupcial para dentro de sua tenda, e consuma seu tão sonhado casamento.
Ao despertar do seu sono, já sem os efeitos do vinho e sem a ilusão de óptica causada pela penumbra da noite, descobre que não era sua bela e amada Raquel que estava ao seu lado, mas sim sua irmã Lia, a qual ele não amava, não escolhera e não trabalhara por ela.
Pobre Jacó ... agora era tarde, estava ligado por toda vida à uma mulher que não amava, não admirava, que não sonhara, e nem sequer conseguia ver alguma beleza.
Ao reclamar com seu tio, que o mesmo o enganara, este respondeu que era costume local casar primeiro a filha mais velha, mas que ele ainda poderia ter Raquel, por mais sete ano de trabalho,e ele assim o fez.
Antes de contextualizar esta história com a nossa realidade, vale lembrar que na Bíblia o numero sete nem sempre equivale a seis mais um. Às vezes ele se refere a um número indeterminado, outras vezes um sentido de totalidade, como é o caso de Provérbios 24:16 e Mateus 18: 21,22.
Quero dizer que estas duas mulheres hoje podem ser encontradas em uma única pessoa: Sua esposa.
Casamos com a mulher que escolhemos, aquela que aos nossos olhos é a mais bela; a mais especial, em quem por algum tempo não encontramos defeito, ou pelo menos os minimizamos ao ponto de tornarem-se insignificantes comparado à grandeza de suas virtudes ou mesmo sua beleza.
Casamos 'embriagados' de paixão. Casamos com 'Raquel', a mulher ideal, mas ao despertarmos dos bons sonhos dos primeiros meses ou anos, aquela que nos parecia tão perfeita, tão formosa e especial não é mais  a mesma. A encantadora 'Raquel' transformou-se em 'Lia', sem encanto algum.
Mas ao contrário de Jacó,você não foi enganado, e quando você questiona o Pai da moça, Ele te diz: "Essa é a tua recompensa pelos teus dias de trabalho debaixo do sol".
O amor que você achava que tinha não é suficiente para amar a tua esposa. Ele é como o vinho das bodas de Caná;(João 2:1-11) logo se acaba. Mas Jesus é capaz de salvar qualquer casamento. É preciso fazer 'tudo o que Ele vos disser', para que essa água da rotina e do desgaste se transforme no melhor vinho do amor, do carinho e da alegria de compartilhar a vida com a mulher que escolhemos.
É, meu amado, será preciso mais 'sete anos de trabalho' para que tenhas direito à tua 'Raquel'.
O Senhor nos diz: "Maridos, amai vossas esposas como Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou para santificar, purificando-a com a lavagem da água pela palavra, para apresenta-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mancha e sem defeito."
Ame a tua esposa e santifique-a. Santificar é separar pra Deus. Use a Palavra para santificar teu casamento, separando-o para Deus. Use as boas palavras para separar a tua esposa pra ti. Para torna-la especial, para faze-la sentir-se especial e amada. Saiba que ela é a tua recompensa. Trabalhe. Trabalhe-a. Cristo nos amou quando ainda éramos pecadores. O seu amor nos tornou santos. Ele nos amou primeiro. A nossa santificação, a nossa submissão, o nosso amor a Cristo é fruto direto do seu amor a nós. Você quer uma esposa 'perfeita'? Ame-a. A mulher é o vaso mas frágil, trate-a com o devido cuidado para que tuas orações sejam respondidas(I Pedro 3:7).
Na antiguidade, o pior 'defeito' de uma mulher era não gerar filhos. Rebeca, a mãe de Jacó era estéril, mas seu marido Isaque, que muito a amava, "orou a Deus incessantemente" e o Senhor lhe concedeu filhos.(Gênesis 24:67 e 25:20,21)
Deus te colocou como sacerdote em teu lar. Ame a tua esposa e apresente-a a Deus em incessante oração,e Ele te dará a recompensa que deseja, tua esposa transformada.

"Um homem pode herdar de seus pais casa e dinheiro, mas só Deus pode dar uma esposa sensata"
Provérbios 19:14 (NTLH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário